Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ausência de biometria impede 45 mil eleitores de votarem no Acre

Decisão do STF na semana passada vale para cidades que que a identificado por meio da impressão digital é obrigatória

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 01/10/2018 - 09:17

No Acre, cerca de 45 mil eleitores não realizaram o cadastramento por biometria e estão impossibilitados de votar. Na biometria, o eleitor é identificado por meio da impressão digital.

De acordo com o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre, Carlos Venícius Ribeiro, a medida serve para fazer limpeza no cadastro eleitoral, retirando eleitores que há muito tempo não votam, seja por falecimento ou por mudança de estado e até mesmo por possíveis fraudes. Ele destaca que a maioria dos títulos cancelados são de eleitores que deveriam ter feito a biometria e não fizeram.

"A gente imagina que são eleitores que se mudaram de um estado para outro, não fizeram atualização lá, não estão comparecendo para votar aqui, nem fizeram justificativa", explica o diretor-geral.

 

Em Mato Grosso, o TRE alerta que nos municípios de Cuiabá e de Várzea Grande, quem ainda não fez a coleta de dados biométricos não terá o título cancelado e poderá votar normalmente nas eleições deste ano. Nesses dois municípios, no dia do pleito será utilizado o sistema de votação híbrida, ou seja, os eleitores que já tenham feito a biometria, serão identificados pelas digitais, enquanto que os demais serão identificados de forma usual.

 

Outros destaques no Repórter Nacional – Amazônia:

Criado em 01/10/2018 - 09:21

Mais do programa