A empresa responsável pelo fornecimento de alimentação a detentos de Roraima retomou a entrega. Os presos se alimentaram na última semana com doações feitas por familiares. A empresa Qualigourmet Serviço de Alimentação interrompeu a entrega de refeições após falta de pagamento por parte do governo do estado.
Joana Sarmento, juíza da Vara de Execuções Penais, afirma que o problema começou ainda em 2017, com faltas parciais, mas se agravou no fim do mês passado, quando os detentos chegaram a ficar sem nenhuma refeição fornecida pelas unidades prisionais.
"A gente já tem aqui em Roraima uma potencialidade de rebelião dentro das unidades prisionais porque elas são extremamente precárias e ainda deixa gente com fome dentro da unidade prisional não tem como dar certo. Aliás, me estranha muito que ainda não tenha estourado uma nova rebelião", afirmou.
A Secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima (Sejuc) disse, em nota, que fez o repasse de quase R$ 700 mil à Qualigourmet Serviço de Alimentação. O valor para o pagamento do serviço estava em uma conta bloqueada e, para solucionar o problema, a Justiça autorizou o desbloqueio, o que permitiu o depósito na conta bancária do Fundo Penitenciário Estadual. A Vara de Execuções Penais continua no acompanhamento do caso.
Ouça outros destaques do Repórter Nacional – Amazônia (7h20):