Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça proíbe empresa de alumínio de entrar em Projeto de Assentamento em Santarém (PA)

Para este caso, a multa diária em caso de descumprimento é de R$ 50 mil

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 01/11/2018 - 08:59

A Justiça Federal proibiu esta semana a empresa Alcoa e a subsidiária Matapu Sociedade de Mineração de entrar no Assentamento Agroextrativista do Lago Grande, em Santarém, no Pará.

A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 50 mil. A decisão atende a pedido do Ministério Público Federal, que acusa a mineradora de assediar as comunidades para realizar pesquisa na região, inclusive com oferta de recursos financeiros. O assédio teria continuado mesmo após recomendação enviada à empresa.

A procuradora da República, Luisa Astarita Sangoi, afirma que as visitas e ofertas da Alcoa na região são irregulares e violam normas ambientais, minerárias e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho. O texto, do qual o Brasil é signatário, determina consulta prévia às comunidades tradicionais em caso de grandes empreendimentos.

“O que aconteceu foi que representantes da Alcoa foram ingressando, distribuindo panfletos, e muitas vezes oferecendo dinheiro para algumas pessoas pontuais, sem obedecer as instâncias deliberativas das comunidades, desagregando, criando discórdia e confusão entre as pessoas", explica a procuradora.

 

O assentamento localizado em Santarém possui cerca de 250 mil hectares e abriga 35 mil pessoas em 128 comunidades. A maior parte dos moradores vive da agricultura de subsistência. A região possui diversos recursos pesqueiros e florestais. Além das mineradores, madeireiras e grileiros têm interesse na área.

Procurada por nossa equipe de reportagem, a Alcoa afirmou que cumpre a legislação e que não realiza atividade de pesquisa ou lavra no assentamento desde 2008. As ações de relacionamento institucional teriam sido suspensas em agosto deste ano, após recomendação do Ministério Público Federal.

 

Ouça no player abaixo:


Criado em 01/11/2018 - 09:12

Mais do programa