Os consumidores do Acre, do Amapá e de Rondônia vão pagar mais caro pela luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (11) o reajuste tarifário nos três estados.
No Acre e em Rondônia é o primeiro ajuste após a venda das distribuidoras Eletroacre e Ceron, no final de agosto. E as novas tarifas entram em vigor nesta quinta-feira (13).
No Acre, o reajuste foi calculado com os resultados do deságio do leilão, o que resultou em redução do índice tarifário em 3,42 pontos percentuais, com isso, o aumento que teria o efeito médio inicial de 24,71% ficou em 21,29%. Para os consumidores residenciais, o aumento será de 19,6%.
Já no caso de Rondônia, o deságio do leilão resultou em redução do índice tarifário em 1,81 ponto percentual. Desta forma, o efeito médio inicial de 32,25% caiu para 30,44%. Para os consumidores residenciais o reajuste será 24,58%.
Durante a reunião desta terça-feira, a Aneel aprovou ainda o reajuste médio de 4,6% para os consumidores da Companhia de Eletricidade do Amapá. O efeito tarifário é resultante do reajuste anual da empresa. As novas tarifas vigoram a partir da data de publicação da resolução no Diário Oficial da União.
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h40) desta quinta-feira (13):