Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Parque estadual no Pará ganha Complexo de Musealização

Pema abrange riquezas naturais, culturais e históricas e será reinaugurado nesta quarta-feira (19)

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 18/12/2018 - 14:21

O Pema, como é chamado o Parque Estadual Monte Alegre, foi criado em 2001 e abrange diversas riquezas naturais, culturais e históricas.

Os sítios arqueológicos são alguns dos principais atrativos turísticos do local. Eles guardam os primeiros resquícios da passagem dos seres humanos pela Amazônia: são pinturas rupestres de 11 mil anos; além de itens cerâmicos, como jarros e pratos que foram encontrados em escavações no local.

Dois dos principais sítios arqueológicos – a Serra da Lua e a Pedra do Mirante – estão no circuito do Complexo de Musealização.

A Serra da Lua é o sítio mais conhecido. Ela traz pinturas que se estendem por mais de 200 metros de um paredão de pedra na Serra do Ererê. No local é possível ver figuras em amarelo e vermelho representando animais, mãos e formas geométricas.

Já na Pedra do Mirante, o principal atrativo é a vista. Um panorama de 360º que abrange uma boa parte da exuberante natureza do parque. Outros quatro sítios do parque também serão abertos para visitação.

O Parque Estadual Monte Alegre foi criado para preservar uma parte das riquezas naturais e do patrimônio histórico e cultural que a região do Baixo Amazonas abriga.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia no player abaixo:


 

Criado em 18/12/2018 - 14:26

Mais do programa