Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escolas públicas de Manaus exigem Cartão de Vacina atualizado

O Conselho Tutelar será acionado caso o comprovante não seja apresentado pelos pais nas escolas

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 12/02/2019 - 13:55

A Prefeitura de Manaus reforçou as ações de combate a doenças como o sarampo. Uma das medidas tomadas é cobrar dos pais e dos responsáveis a entrega da declaração de cartão de vacina atualizada nas escolas da rede pública municipal. O prazo para entrega do documento vai até o próximo dia 31 de maio.

Para ter acesso à declaração, é preciso comparecer a uma das 183 Unidades Básicas de Saúde ou Policlínicas. Caso alguma vacina esteja pendente, na mesma hora o aluno receberá a imunização. O Conselho Tutelar será acionado caso o comprovante não seja apresentado pelos pais nas escolas.

A declaração foi uma forma encontrada pelas Secretarias de Saúde e Educação para validar o cartão de vacina a partir do aval de um profissional de saúde. A caderneta de vacinação continua sendo exigida no ato da matrícula

Este ano, a capital amazonense já registrou oito casos suspeitos de sarampo. Um plano para interrupção do surto da doença na cidade foi apresentado esta semana. Serão reforçadas as ações nas áreas de Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica de Saúde, Imunização, Vigilância Laboratorial e de Comunicação. 

Em 2018, foram registrados mais de 7 mil casos de sarampo em Manaus.

A vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível para a população de seis meses a 48 anos, em 183 salas de vacina da rede municipal.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta terça-feira (12), às 12h25:

Criado em 12/02/2019 - 13:58

Mais do programa