Os cuiabanos querem fugir da folia neste carnaval. É o que mostrou um levantamento feito pela CDL Cuiabá – a Câmara de Dirigentes Lojistas - e pela Universidade Federal de Mato Grosso. Foram entrevistadas 286 pessoas entre os dias 20 de janeiro e 8 de fevereiro.
Oitenta por cento dos entrevistados não pretendem participar das festas; 13% estão animados para cair na brincadeira; apenas 6% ainda não sabem se aderem a essa que é uma das mais importantes festas populares do Brasil.
No grupo dos que não pretendem aproveitar o carnaval, os motivos são diversos. Cinquenta e sete por cento disseram que simplesmente não gostam da participar dos festejos; outros alegaram motivos religiosos, além de compromissos com o trabalho ou estudo. A violência também foi lembrada por 14% dos entrevistados.
Entre os que pretendem cair na folia, a maioria escolheu o carnaval de rua na capital Cuiabá.
Questionados sobre quais melhorias poderiam ser adotadas, os foliões focaram na segurança. Sessenta e nove por cento dos entrevistados alegaram que essa área precisa de reforço principalmente onde estão previstos eventos de carnaval.
O gasto médio de quem vai curtir a festa deve girar em torno de R$ 240.
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia: