Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

AM: Ação do MPF cobra inclusão de pessoas com deficiência no Colégio Militar de Manaus

Procuradores também querem adequação física e pedagógica da instituição

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 22/03/2019 - 12:25

O Ministério Público Federal do Amazonas entrou com ação civil pública na Justiça Federal pedindo que o Colégio Militar de Manaus receba matrículas de estudantes com qualquer tipo de deficiência. Os procuradores também querem adequação física e pedagógica da instituição.

De acordo com o Ministério Público, o Colégio Militar de Manaus se recusa a matricular alunos com deficiência. No processo, a escola alega não possuir instalações físicas nem pessoal adequados para atender às necessidades educacionais desses estudantes.

Em 2018, os procuradores chegaram a enviar uma recomendação para que a direção do colégio aceitasse a matrícula de alunos nessa condição. À época, a instituição se recusou; e respondeu que só teria condições de cumprir a recomendação em 2023.

O Ministério Público Federal considera o prazo inaceitável e argumenta que a legislação em vigor já obriga o Colégio Militar de Manaus a aceitar estudantes com deficiência.

A Lei de Pessoas com Deficiência prevê pena de multa e 2 a 5 anos de prisão para responsável por instituição de ensino que recusar inscrição de aluno em razão de sua deficiência.

Procuramos a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial do Exército Brasileiro, responsável pela direção do Colégio Militar de Manaus, mas até o fechamento desta edição não obtivemos retorno.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia:


 

Criado em 22/03/2019 - 14:11

Mais do programa