A construção de presídios nos municípios paraenses de Parauapebas, Marabá, Tucuruí e Redenção vai gerar 1.319 vagas no estado. O anúncio foi feito pelo Secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, após visitas às obras dos novos centros de detenção.
Segundo informações do governo do Pará, as novas unidades prisionais estão sendo construídas dentro de um padrão mais moderno e adaptado a nova realidade do sistema carcerário brasileiro. Os detentos vão contar com a infraestrutura necessária para que recebam assistência em várias áreas, como educação, saúde, social e atendimento jurídico. Haverá ainda celas adaptadas para pessoas com deficiência, rampas e corredores acessíveis. Todos os novos presídios terão sistema de reaproveitamento de água e uma estação de tratamento de esgoto.
As casas penais de Parauapebas, Tucuruí e Redenção estão com mais de 78% das obras concluídas e previsão de entrega até julho deste ano. A Cadeia Pública de Marabá e a unidade semiaberta da cidade começaram a ser construídas em fevereiro deste ano e devem ficar prontas até o final de 2020.
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta terça-feira (9), às 7h55: