O Amazonas promove, a partir desta segunda-feira (29), a Semana Estadual de Conscientização do Diagnóstico Precoce de HIV. A abertura oficial será às 9h, na Policlínica Gilberto Mestrinho, no centro de Manaus, onde haverá a inauguração do terceiro Centro de Testagem e Aconselhamento do estado.
No local, a Susam, Secretaria de Estado de Saúde, oferece à população acesso ao diagnóstico e à prevenção de HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, além de aconselhamento. Os exames podem ser feitos de forma anônima.
Na ocasião, também será lançada a campanha “Teste. Trate. Viva. Faça o teste de HIV”, para incentivar as pessoas a procurarem os serviços de saúde e realizarem o exame, visando o diagnóstico e o tratamento precoces.
Segundo a Susam, a expectativa de vida de uma pessoa com o diagnóstico positivo para HIV, que faz o tratamento corretamente, é igual a de uma pessoa que não tem o diagnóstico.
Entre as ações da campanha estão a distribuição na capital e no interior de 50 mil folderes e 10 mil cartazes com informações sobre diagnóstico e prevenção. Em Manaus, vão ser distribuídos mais de 16 mil preservativos masculinos e 8 mil unidades de gel lubrificante.
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta segunda-feira (29), às 7h55: