Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo de Roraima está preocupado com casos de difteria na Venezuela

Ministério da Saúde afirma que está atento ao problema e já iniciou os estudos sobre um possível plano de contingência.

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 03/05/2019 - 12:25

O Governo de Roraima solicitou esta semana ao Ministério da Saúde a realização de um plano de contingência contra um possível surto de difteria no estado. O pedido é baseado em um alerta internacional de aumento no número de casos na Venezuela.

Só o estado de Bolívar já teria registrado 400 casos. Ainda não existem notificações na fronteira, mas a preocupação é decorrente da contínua migração de venezuelanos para o Brasil, principalmente via Pacaraima e Boa Vista, em Roraima.

O Ministério da Saúde afirma que está atento ao problema e já iniciou os estudos sobre um possível plano de contingência.

O Brasil, desde a década de 90, apresentou importante redução na incidência dos casos após a ampliação das coberturas vacinais. Em 2017, foram registrados cinco casos de difteria e um caso em 2018 no estado de Pernambuco.

A difteria é uma doença causada por uma bactéria que se instala nas amídalas, faringe, laringe e nariz, provocando dificuldade de respirar. A doença pode ser transmitida pelo contato direto, por meio de gotículas eliminadas pela tosse, espirro e ao falar.

O principal sintoma é o aparecimento de membranas acinzentadas nas amídalas, além de tosse rouca, febre, dor de garganta, mal-estar, nariz escorrendo e gânglios inflamados.

O tratamento da difteria é feito com o soro específico, que deve ser ministrado em unidade hospitalar. O uso do antibiótico ocorre nos casos mais graves. Mas a vacinação ainda é o principal meio de controle e prevenção da difteria.

Ouça no Repórter Nacional - Amazônia:

 

Criado em 03/05/2019 - 14:33

Mais do programa