O Procon reforçou esta semana as ações de fiscalização por causa do Dia das Mães. No Pará, as equipes estiveram nos shoppings da capital e constataram uma série de irregularidades. Entre elas, falta de preço exposto nas mercadorias e ausência do Código de Defesa do Consumidor nos balcões, à disposição dos clientes. Os consumidores também foram orientados a exigir o cupom fiscal. O documento é uma garantia para o caso de necessidade de reparo ou troca do produto.
Em Manaus, mais de 100 estabelecimentos comerciais já foram vistoriados por fiscais do Procon na operação Dia das Mães. A fiscalização em Manaus vai até este sábado.
No Tocantins, o foco do Procon é orientar a população sobre o consumo consciente. Agentes distribuem materiais sobre políticas de preços e trocas.
Para aqueles que vão comemorar o Dia das Mães em clubes, restaurantes ou em outros estabelecimentos, atenção para o pagamento da taxa dos serviços. Os 10% sobre o valor total da conta são opcionais. O preço do couvert artístico precisa ser informado em lugar visível e não é permitido cobrar nenhuma taxa em caso da perda da comanda.
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta sexta-feira (10), às 7h55: