Está marcado para sábado (8) o processo de cravação das estacas metálicas que vão formar os pilares do mastro central da ponte do Rio Moju, na altura do quilômetro 48 da Alça Viária, no Pará.
A estrutura foi derrubada após a colisão de uma balsa no começo de abril deste ano.
O mastro terá 45 metros de altura de concreto e 20 metros de estruturas mistas. Ao todo são 65 metros acima da pista por onde vão passar os veículos.
A cravação das estacas ocorrerá durante todo o mês de junho. Em julho terá início o processo de montagem da pista com 268 metros de comprimento. Em seguida a colocação dos cabos responsáveis por suspender a ponte. A expectativa é de que tudo esteja pronto em outubro deste ano.
Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, a obra segue dentro do prazo previsto.
Uma parte do material, como estacas e armações dos blocos e pilares, está sendo produzida em Belém; e outra parte, Fortaleza e São Paulo. Todo material passa por certificação de qualidade pela secretaria de Transportes.
A retirada dos escombros é uma das dificuldades apontadas pelo governo do Pará e deve ocorrer no prazo de três meses.
Durante as obras da ponte sobre o Rio Moju, quatro portos atendem o fluxo de veículos na região: Porto da Celte, Henvil, Arapari e Porto do Comara.
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