Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Imagens de satélite de queimadas serão incluídas na próxima fase do Projeto Amazônia Protege

Desde 2017, quando o projeto foi lançado, quase 2500 ações civis públicas foram instauradas

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 29/08/2019 - 07:30

A iniciativa visa ao combate ao desmatamento ilegal por meio da identificação e punição dos responsáveis.

Desde 2017, quando o projeto foi lançado, quase 2500 ações civis públicas foram instauradas com pedidos de reparação ambiental e de indenizações que ultrapassam R$ 4,9 bilhões.

O Ministério Público Federal informou que solicitou com urgência ao Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, cópias das imagens de queimadas de cada mês de 2019.

O material será analisado e haverá um cruzamento de informações de bancos de dados públicos, para delimitar as áreas desmatadas e identificar quem removeu de forma ilegal a vegetação.

A partir disso, poderão ser abertas novas ações. A próxima fase do projeto Amazonia Protege está prevista para ser lançada ainda este ano.

O presidente da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do órgão, o subprocurador-geral da República Nívio de Freitas, destaca a união de esforços para combater os crimes ambientais.

Todas as imagens e informações também serão analisadas e discutidas em reunião da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural com procuradores da República dos nove estados da Amazônia Legal. O encontro está marcado para 4 de setembro em Brasília.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h30) desta quinta-feira (29) :

 

Criado em 29/08/2019 - 09:45

Mais do programa