Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dnit e Ibama são notificados para proteger animais na travessia de estradas no Pará

51 antas foram atropeladas no trecho da BR-163, entre 2015 e 2018

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 28/10/2019 - 19:21

O alto número de atropelamentos de antas em rodovias do Pará levou o Ministério Público Federal a emitir recomendação  para proteger os animais ao Ibama e ao Dnit, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. 

Dados do ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, apontam que, entre 2015 e 2018, 51 antas foram atropeladas no trecho da BR-163, que corta o Parque Nacional do Jamanxim e a Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo. 

O ponto analisado fica entre os municípios de Altamira e Novo Progresso e, segundo o Instituto, é o que tem a maior quantidade de atropelamento de antas em um só local no Brasil. 

A espécie é considerada ameaçada de extinção e está na categoria vulnerável. De acordo com o ICMBio, a morte por atropelamento pode trazer consequências genéticas graves para a população futura de antas e outros vertebrados. 

Na recomendação, o MPF pede ao Dnit, que realiza serviços de pavimentação da rodovia, e, ao Ibama, responsável pelo licenciamento, ações urgentes para a proteção dos bichos.
 
Entre as medidas, estão: a sinalização e a construção de passagens de fauna, a sinalização com placas de limite de velocidade nos trechos com maior registro de atropelamentos, instalação de radares no trecho que atravessa o Parque e a Reserva, instalação de telas, cercas, guias e passagens secas e o monitoramento permanente da situação por meio de campanhas de amostragem. 

Todas as medidas devem ser comprovadas com o envio de documentos ao Ministério Público. O Dnit e o Ibama informaram que não foram oficialmente notificados. Após a notificação, o prazo de resposta para as recomendações é de 10 dias. 

Criado em 28/10/2019 - 20:23

Mais do programa