Com altos índices de evasão nas escolas, o estado do Acre aderiu ao projeto Busca Ativa Escolar, que faz parte da campanha “Fora da escola não pode!”, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE (PNAD 2015) revelou que 26 mil crianças acrianas não frequentavam instituições de ensino naquele ano. O número correspondia a 11,6% do total de crianças do estado.
O projeto Busca Ativa Escolar procura melhorar essa situação, utilizando uma ferramenta tecnológica que auxilia na identificação dessas crianças e adolescentes e do motivo da evasão. Também incentiva o retorno e a permanência delas no ambiente escolar.
No Acre, a evasão escolar é maior na área rural, onde estão concentradas 66% das escolas públicas do estado, segundo Marinete Adriana Melo, coordenadora estadual do projeto. Para ela, a ferramenta, que é online e gratuita, facilita a troca de informações entre gestores e a elaboração de políticas públicas, levando em consideração as grandes distâncias e outras peculiaridades da região amazônica.
Além do Acre, outros três estados da Amazônia já aderiram ao projeto Busca Ativa Escolar do Unicef: Tocantins, Maranhão e Pará.