Em Manaus, a Blackfriday também chegou à feira do pirarucu. Nesta sexta-feira, consumidores podem encontrar peças com descontos que vão de 11% a 50%.
De acordo com a Fundação Amazonas Sustentável, serão quase 5 toneladas de peixe vendidas pelos próprios pescadores, sem a participação de atravessadores.
O pescador Madson de Almeida, conhecido como Dôti, reforça que essa é a última oportunidade de comprar o pirarucu com preços mais baratos, até porque o manejo do peixe este ano só pode ser feito até o fim de novembro. Com os descontos, ele espera conseguir um extra para o Natal.
O filé de pirarucu, por exemplo, está sendo vendido a 18 reais o quilo, um desconto de mais de 18%. A promoção segue até o domingo, Primeiro de dezembro.
Os pescadores que vêm à capital vender o peixe são de uma comunidade dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
De acordo com o Edvaldo Corrêa, coordenador do programa de geração de renda da Fundação Amazonas Sustentável, ao comprar dos pescadores que fazem o manejo, o próprio consumidor ajuda a manter a floresta em pé.
O peixe é da região do Médio-Solimões, no município de Fonte Boa, a 678 quilômetros da capital. A venda tem autorização do Ibama e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta sexta-feira (29) 12h30: