Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hydro Alunorte: MPs Federal e do Pará apresentaram o balanço do TAC - Termo de Ajuste de Conduta

O acordo foi assinado depois que um vazamento na bacia de deposição de resíduos sólidos causou alagamentos nas dependências da empresa e em comunidades próximas, em fevereiro de 2018

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 28/11/2019 - 18:30

Desde que a Hydro Alunorte assinou o TAC -Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, com Governo do Pará e os Ministérios Públicos Federal e Estadual, há um ano, a empresa norueguesa cumpriu, 17 das 34 obrigações. Isso inclui cerca de 65 milhões de reais para o cadastrmento de famílias e o pagamento das mensalidades para 15 mil e 800 famílias, em Barcarena, 250 milhões de reais de seguro para garantia da realização das perícias e 33 milhões em multa. 

O acordo foi assinado depois que um vazamento na bacia de deposição de resíduos sólidos causou alagamentos nas dependências da empresa e em comunidades próximas, em fevereiro de 2018.

Nessa quarta-feira, representantes dos Ministérios Públicos Federal e do Estado do Pará – responsáveis por acompanhar o cumprimento do TAC - apresentaram o balanço para mais de mil pessoas em Barcarena.

A força-tarefa do MPF informou que pretende utilizar 5 milhões de reais – destinado para investimento em tratamento e fornecimento de água - para expandir a rede de água tratada do município até as comunidades do entorno da Hydro Alunorte, atualmente não atendidas pela rede.Os procuradores ouviram de representantes de comunidades, como a de Conde Caripi, e Fazendinha, a queixa de que as famílias dessas áreas ficaram fora do TAC e não recebem os cartões-alimentação. De acordo com os procuradores da República, novas perícias, que incluem análises de solo, definirá a ocorrência ou não de novas áreas impactadas.

Por meio de nota, a Hydro afirmou que mantêm diálogo constante com as comunidades e as autoridades do Estado do Pará. A empresa nega que tenha havido vazamento ou transbordo dos depósitos de resíduos sólidos da Alunorte durante as chuvas de fevereiro de 2018.

Confira esta e outras notícias da Amazônia:

Criado em 28/11/2019 - 19:10

Mais do programa