O Ministério Público Federal denunciou, esta semana, seis pessoas por cometerem fraude no Enem - o Exame Nacional do Ensino Médio, de 2014. Os suspeitos fizeram as provas nas escolas 13 de Maio e Maria Gregória Ortiz Cardoso, no município de Porto Esperidião, em Mato Grosso.
A fraude foi detectada pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - responsável pelo Exame. Os seis candidatos obtiveram a mesma nota (930,2) na área de matemática e suas tecnologias. Dos mais de seis milhões de inscritos no Enem, apenas 24 tiraram a mesma nota. Também foi constatada semelhança entre as notas nas demais áreas do conhecimento. Segundo investigações, os candidatos não moravam na cidade. Alguns vieram de outros estados, como Minas Gerais e São Paulo. Um dos denunciados afirmou ter recebido proposta prometendo vantagens, mediante pagamento de valores entre 100 mil e 180 mil reais, para candidatos que realizassem o Enem em Porto Esperidião.
O Ministério Público destaca que fraudes dessa natureza causam danos aos outros candidatos do país. Na denúncia oferecida à justiça, o MPF pede a condenação dos denunciados por fraude em processo seletivo para ingresso no ensino superior.
Clique e confira esta e outras notícias da Amazônia: