O projeto Vale Sonhar, de prevenção à gravidez na adolescência, está sendo implementado nas escolas públicas da rede estadual de Boa Vista, capital de Roraima.
A iniciativa é da prefeitura da cidade e é realizada por meio de oficinas com a utilização de material elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana.
Mais de 80 profissionais de saúde passaram por capacitação este ano e receberam kits de jogos pedagógicos para atuarem nas unidades de ensino.
Entre eles, está a enfermeira Ivanilsa Alves Costa, da Unidade Básica de Saúde Liberdade. Ela explica que o projeto promove uma reflexão sobre a gravidez nessa fase da vida e as consequências para o futuro, além de informar sobre métodos preventivos.
O projeto Vale Sonhar já passou por cinco unidades de ensino. Até o dia 10 de dezembro, as oficinas serão realizadas na Escola Estadual Camilo Dias, no bairro Liberdade.
Para a estudante Vitória Oliveira, de 16 anos, a iniciativa ajudou a refletir sobre a responsabilidade de uma gravidez na adolescência.
A prefeitura de Boa Vista informou que o projeto Vale Sonhar deve ser levado a outras nove escolas da rede estadual.
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta segunda-feira (18) 7h30: