As 650 tornozeleiras de monitoração eletrônica já começaram a ser instaladas pela Secretaria de Justiça do Tocantins, na capital Palmas. Os equipamentos são destinados a pessoas que cumprem pena de privação de liberdade, em todo o estado. Nos próximos dias, o governo deve iniciar a instalação de tornozeleiras para quem cumpre pena em outras cidades.
Das 650 tornozeleiras, 270 serão substituídas em Palmas e Araguaína. Além disso, ficarão disponíveis 30 dispositivos a vítimas de violência doméstica que têm medida protetiva e recebem o alerta quando o agressor está por perto.
Quem cumpre pena em regime semiaberto e utiliza esses dispositivos devem procurar a Central de Monitoramento Eletrônico, da Secretaria de Justiça, que tem o controle de dados de todos os monitorados e a previsão de troca em cada um dos apenados condenados, em prisão preventiva ou em medida protetiva.
Os aparelhos foram adquiridos a partir de um novo contrato emergencial, firmado com a empresa responsável. ele tem duração de seis meses e previsão de suporte técnico de 24 horas por dia.
Clique e confira esta e outras notícias da Amazônia: