Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Procon-MT fiscaliza reajuste de mensalidade e lista de material escolar em unidades particulares

Segundo a secretária adjunta do Procon, Gisela Simona, a lei permite que as instituições aumentem os valores a cada ano, desde que justifiquem a necessidade

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 20/12/2019 - 07:30

De olho em cobranças abusivas no período de matrículas e rematrículas para 2020, o Procon Mato Grosso iniciou este mês a notificação de 22 escolas particulares de Cuiabá e Várzea Grande, selecionadas por amostragem. O órgão de Defesa do Consumidor está verificando o reajuste das mensalidades e a lista de material escolar.

Segundo a secretária adjunta do Procon, Gisela Simona, a lei permite que as instituições aumentem os valores a cada ano, desde que justifiquem a necessidade.

As escolas particulares precisam apresentar ao Procon documentos para que o reajuste seja analisado, como: contrato de prestação de serviços, valor das matrículas e mensalidades escolares dos anos letivos de 2019 e 2020 e planilha de custos.

De acordo com Gisela, o órgão também está verificando a lista de material escolar para evitar a cobrança de itens que não são de uso exclusivo do aluno.

A fiscalização do Procon nas escolas particulares de Cuiabá e Várzea Grande vai continuar nas próximas semanas, mesmo com o período de festas de fim de ano. O resultado será divulgado em janeiro.

Em caso de irregularidades, as instituições de ensino são notificadas para fazer as correções. Do contrário estão sujeitas a multa administrativa, que pode variar de R$ 300 a R$ 3 milhões.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h30) desta sexta-feira (20):

 

 

Criado em 20/12/2019 - 08:58

Mais do programa