Foram reforçadas as instruções aos profissionais da rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Manaus para o diagnóstico e manejo clínico de pacientes.
Segundo a pasta, com a chegada do inverno amazônico, os primeiros meses do ano representam o período sazonal com maior ocorrência de casos de síndrome gripal e de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
De 27 de outubro de 2019 a 16 de janeiro deste ano, a capital amazonense registrou oito óbitos pela Síndrome, sendo dois por Influenza B. Os dados são do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
A Influenza B é causada pela cepa B do vírus da gripe. Os sintomas iniciais são febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca, podendo evoluir para complicações como pneumonia.
Para a prevenção, além da vacinação anual contra gripe para os grupos de risco, a população pode seguir algumas recomendações como: higienizar as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza.
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h30) desta quarta-feira (22):