A água acumulada das chuvas pode aumentar a ocorrência de casos de leptospirose, que é uma doença causada por bactéria transmitida para o ser o humano por meio da urina de roedores, principalmente ratos. As enchentes também podem favorecer patologias como hepatite A, febre tifoide e diarreia.
De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde do Tocantins, Murilo Brito, o primeiro cuidado que as pessoas devem ter é proteger os pés com botas de plástico, para evitar o contato com as águas sujas. Murilo Brito também recomenda ferver a água antes do consumo, para matar os micro-organismos presentes.
Ainda segundo Murilo Brito, a população nunca deve enfrentar as enchentes, porque há o risco de a pessoa ser arrastada pela correnteza. Caso a residência seja tomada por um grande volume de água, a recomendação é sair do local imediatamente.
Nessa quinta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de fortes chuvas em todo estado do Tocantins. A previsão é que chova entre 50 e 100 milímetros por dia até este sábado. Em caso de acidentes, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta sexta-feira (07) 7h30: