Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amazonas terá biometria nas eleições municipais deste ano em todo estado

O uso dessa tecnologia impede, por exemplo, que uma pessoa tente votar no lugar da outra

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 11/03/2020 - 08:35

Todos os municípios amazonenses vão usar o reconhecimento da impressão digital do eleitor, para dar mais segurança às eleições municipais de outubro. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas, que cadastrou a biometria de mais de 2 milhões e 300 mil eleitores.

O uso dessa tecnologia impede, por exemplo, que uma pessoa tente votar no lugar da outra, já que nem irmãos gêmeos possuem as mesmas impressões digitais.

O cadastro biométrico no estado começou a ser feito em abril de 2013. De acordo com os técnicos do TRE, o maior desafio foi alcançar as localidades de difícil acesso, como as comunidades indígenas do Vale do Javari, em Atalaia do Norte; e as regiões de Lábrea e São Gabriel da Cachoeira.

Além de prefeitos e vereadores, a Justiça Eleitoral também contou com a ajuda das Forças Armadas para alcançar essas comunidades. Em alguns casos, foi necessário usar embarcações, aviões de pequeno porte e helicópteros.

Com o uso da biometria, assim que a pessoa chegar à seção eleitoral, será identificada pela impressão digital e o mesário verá a foto do eleitor. Então, basta comparar com a foto do documento apresentado, para verificar se a votação é regular, ou se existe alguma tentativa de fraude.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta quarta-feira (11) 7h30:

Criado em 11/03/2020 - 08:41

Mais do programa