Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fiocruz cria aplicativo para identificar tosse de paciente com covid-19

Primeira etapa da pesquisa é o reconhecimento da tosse pelo sistema

Repórter Nacional - Rio de Janeiro

No AR em 10/08/2020 - 14:01

Pesquisadores da Fiocruz e do Instituto Butantan estão usando a inteligência artificial para identificar o som da tosse de pacientes infectados pela covid-19. A tecnologia, chamada SoundCov, desenvolvida junto com a Intel, é um aplicativo capaz de reconhecer a presença do novo coronavírus nos sons emitidos pela tosse e, assim, ajudar no diagnóstico precoce da doença.

A primeira etapa da pesquisa é o reconhecimento da tosse pelo sistema. Os pesquisadores querem reunir, pelo menos, 900 amostras, sendo 300 de pacientes com covid-19, 300 de pacientes com outras doenças pulmonares e 300 de pessoas saudáveis. O coordenador do estudo, Júlio Croda, da Fiocruz, diz que qualquer pessoa com mais de 18 anos, em todo o país, pode participar. Basta gravar a tosse com o celular e enviar o áudio pela internet, para www.soundcov.com, junto com o laudo comprovando a covid-19 ou outra doença pulmonar.

Segundo ele, os registros de tosse de pessoas saudáveis estão completos. De pacientes com covid faltam 142 e de pacientes com outras doenças pulmonares faltam 169. Na segunda etapa, o sistema já estará validado e quando a pessoa gravar sua tosse, vai receber um feedback dizendo se ele tem chance ou não de ter a doença.

Para o infectologista, a participação de todos é muito importante nessa busca pelo controle do novo coronavírus. Julio Croda enfatiza que o aplicativo é gratuito e será oferecido aos governos municipais e estaduais.

Da Rádio Nacional no Rio de Janeiro, Cristiane Ribeiro.

Tags:  coronavirus

Criado em 10/08/2020 - 14:01

Mais do programa