Durante a abertura da 9ª cúpula dos chefes de Estado do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o presidente Michel Temer defendeu a proposta brasileira de criação do Fórum de Inteligência do Brics para combate ao terrorismo.
Temer disse que não se pode acomodar diante da persistente ameaça do terrorismo, à qual nenhum dos países está imune. Defendeu que esse é um tema que exige de todos uma ação coordenada.
Temer também destacou a necessidade de criação de um mecanismo de troca de informações entre as agências de inteligência dos cinco membros do grupo. Acrescentou que em um mundo cada vez mais interconectado, é fundamental unir esforços para enfrentar desafios que transcendem fronteiras.
O presidente brasileiro ainda manifestou preocupação com os recentes testes nucleares norte-coreanos. E, em comunicado conjunto, os líderes do Brics condenaram os testes nucleares norte-coreanos. Segundo o documento, os chefes de Estado expressaram profunda preocupação com a atual tensão e com a prolongada questão nuclear na Península Coreana. E enfatizaram que a situação deve ser solucionada por intermédio de meios pacíficos e diálogo entre as partes.
Ouça no player o programa completo:
Ainda nesta edição do Repórter Nacional de segunda-feira (4):
- Em evento, Rodrigo Maia fala em fim da estabilidade para o servidor público;
- IPC-S cai nas sete capitais pesquisadas. Salvador e Recife registram deflação;
- Mercado prevê PIB de 0,5% e inflação menor
- Polícia Federal faz operação contra tráfico de drogas em cinco estados e no Distrito Federal;