A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que pessoas que nunca tiveram dengue não tomem a vacina que combate a doença. De acordo com a Anvisa, ainda não há estudos suficientes para apontar com segurança que indivíduos não possam desenvolver formas mais graves da doença, quando vacinados sem ter tido contato prévio com o vírus da dengue. Ou seja, o risco é para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus e forem vacinadas e depois picadas por um mosquito infectado.
A vacina da dengue que já está no mercado, a Dengvaxia, é fabricada pelo laboratório Sanofi-Aventis. Inicialmente, a bula da vacina será atualizada, enquanto a Anvisa avalia os dados completos dos estudos a serem apresentados. A Dengvaxia foi aprovada no Brasil em 28 de dezembro de 2015. A vacina não é oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações.
Atualmente a vacina da Sanofi é a única aprovada no Brasil. O produto é indicado para imunização contra os 4 subtipos do vírus da dengue. Para as pessoas que já tiveram dengue, o benefício do uso da vacina continua recomendável.
As informações sobre alteração do perfil de segurança da vacina foram apresentadas para a Anvisa nesta semana e a Agência já realizou uma reunião com o laboratório e com o grupo de vacinas da Organização Mundial da Saúde para avaliar o caso.
Clique no player abaixo e ouça o Repórter Nacional.
Ouça também nesta edição:
- STF proíbe uso do amianto em todo o Brasil
- Senado autoriza posse de arma de fogo por moradores da zona rural