Os governadores do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg, do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, do Tocantins Marcelo Miranda, de Goiás Marconi Perillo, do Piauí Wellington Dias, do Acre Tião Viana e do Amapá, Waldez Goés, reuniram-se nesta terça-feira (07) em Brasília para pedir ao presidente do Senado, Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, a aprovação de propostas prioritárias para os estados.
Entre elas, está o Projeto de Lei da Securitização, que garante a antecipação de pagamentos de dívidas de contribuintes com as unidades federativas e a União.
Os administradores dos estados também pediram a aprovação da PEC- Proposta de Emenda à Constituição, que permite o pagamento de precatórios com depósitos judiciais. Esta PEC está na Câmara, mas voltará ao Senado.
Além disso, eles solicitaram a votação do projeto de regularização dos jogos de azar, que prevê a criação de um fundo destinado à segurança e a saúde com dinheiro da tributação desse tipo de diversão.
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, garantiu aos governadores que vai colocar as propostas econômicas na pauta de votação da Casa. Mas salientou que só colocará o projeto de lei de regularização dos jogos de azar em votação, se o dinheiro da tributação for para um fundo destinado a segurança e saúde públicas.
Na reunião desta terça-feira, também participaram representantes dos governos de São Paulo, Bahia, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.