Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Gilmar Mendes concede habeas corpus para Garotinho

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho pode ser solto a qualquer momento.

Repórter Nacional

No AR em 20/12/2017 - 11:30

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes concedeu habeas corpus a favor do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho; do ex-vereador em Campos dos Goytacazes Thiago Soares de Godoy; e do ex-ministro dos Transportes e presidente do Partido da República, Antônio Carlos Rodrigues, o Toninho. As decisões têm caráter liminar.

De acordo com a delação premiada do empresário Ricardo Saud, do frigorífico JBS, Anthony Garotinho recebeu R$ 3 milhões em caixa dois, durante a campanha dele para governador do estado. Thiago Godoy e Toninho atuariam como intermediários. Ainda segundo o delator, o pagamento ocorreu por meio de uma nota fiscal falsa, que simulava a prestação de serviços.

A defesa de Garotinho alegou que a Justiça Eleitoral não tem competência para julgá-lo, e que considera ilegal a prisão preventiva. Gilmar Mendes concordou com a tese da defesa. Justificou que a acusação atribuiu a Garotinho crimes mais graves do que aqueles julgados pela Justiça Eleitoral. E acrescentou que a ordem de prisão viola o direito de ir e vir, além de não especificar quais crimes Garotinho teria praticado, tratando apenas das ações de uma organização criminosa.

Ouça abaixo a edição completa do Repórter Nacional:

 

 

 

Criado em 21/12/2017 - 01:21 e atualizado em 21/12/2017 - 01:21

Mais do programa