Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo cobra de estados devedores apoio à reforma da Previdência

O Palácio do Planalto vai pressionar governadores que esperam liberação de empréstimos e financiamentos em bancos públicos.

Repórter Nacional

No AR em 26/12/2017 - 18:00

Os governadores terão de convencer parlamentares a apoiarem a reforma da Previdência. A informação foi confirmada pelo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, em conversa com a imprensa na tarde desta terça-feira.

Marun, que já havia se reunido com o presidente Michel Temer antes do anúncio, disse que liberação de recursos por bancos públicos são ações de governo. Para o ministro, não se trata de chantagem.

O ministro afirmou também que os governadores vão colher resultados nas urnas com a liberação desses recursos e, por isso, avaliou que a ajuda deva render contrapartida. Amanhã, Temer e Marun terão outra reunião, com a presença do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para afinar a estratégia que será usada a partir de janeiro para garantir a aprovação da reforma da Previdência.

O projeto tramita no Congresso desde o início de deste ano. O texto ainda não está fechado, mas a principal regra é o aumento da idade mínima para a aposentadoria para 62 anos, no caso de mulheres, e 65 para homens.

Uma regra de transição será aplicada para isso. A idade mínima para os trabalhadores privados será de 53 anos para mulheres e 55 para homens, a partir da aprovação do projeto. Essa idade sobe a cada dois anos, até atingir 62 e 65 anos em 2036. Além disso, os trabalhadores terão de trabalhar 30% a mais do tempo que ainda resta para alcançar o direito à aposentadoria.

Criado em 26/12/2017 - 19:17 e atualizado em 26/12/2017 - 19:16

Mais do programa