As escolas interessadas em participar da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica têm até o dia 18 de março para se inscrever no site oba.org.br. A competição é aplicada em 13 mil colégios do ensino fundamental e médio de todo o país. Os participantes concorrem a 40 mil medalhas e também recebem certificados. Não há taxa de inscrição para escolas ou participantes da olimpíada.
As provas acontecem no dia 18 de maio e estão divididas em quatro níveis: três para os alunos do ensino fundamental e um para os do ensino médio. A avaliação tem dez perguntas em cada etapa: três de astronáutica e sete de astronomia. A maioria exige apenas raciocínio lógico. No mesmo dia do teste, também haverá a Mostra Brasileira de Foguetes.
Cerca de 60 alunos do ensino médio com as melhores notas em Astronáutica serão selecionados para participar da Jornada Espacial. Outros melhores colocados na competição vão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.
Acompanhe o Repórter Nacional no player:
Outros destaques desta edição:
- Blocos de Carnaval levam alegria e muita descontração em todo o país
- A arte e a resistência dos blocos afros são marcas registradas em diversos eventos carnavalescos pelo país.
- Governo anuncia criação de Comitê de Acompanhamento para tentar solucionar crise de migrantes venezuelanos em Roraima
- Aplicativo traz informações sobre o Oitavo Fórum Mundial da Água, que acontece em março em Brasília