Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ministério Público entra com ação contra empresa Hydro Alunorte

Empresa é acusada de vazamento de rejeitos tóxicos após fortes chuvas em Barcarena, no Pará

Repórter Nacional

No AR em 27/02/2018 - 11:13

Este já é o terceiro inquérito que Ministério Público do Pará instaura contra a empresa Hydro Alunorte desde que moradores da cidade de Barcarena denunciaram o vazamento de rejeito de cor avermelhada, após fortes chuvas na região, no último dia 17 de fevereiro.

Os dois primeiros inquéritos foram civis, anteriores ao laudo do Instituto Evandro Chagas que, na semana passada, confirmou a contaminação e também a existência de uma tubulação clandestina na empresa.

O MP também fez uma série de recomendações à empresa e ao governo do Pará. Entre as recomendações, está o pedido de embargo de uma das bacias de rejeitos e a imediata retirada da tubulação ilegal.

Também foi recomendado que o governo do estado implemente um sistema de coleta de denúncias da comunidade e reveja as áreas destinadas ao Distrito Industrial, preservando os territórios tradicionais.

Até o fechamento desta reportagem, a empresa Hydro Alunorte não respondeu aos pedidos de entrevista. Por meio de nota, a empresa nega que houve vazamento. Procurada, a Secretaria de Meio Ambiente informou que uma equipe de fiscalização foi encaminhada ao local e que vai se pronunciar depois de uma resposta dessa equipe sobre a situação em Barcarena.

Confira outros destaques do Repórter Nacional:

- Raul Jungmann tome posse hoje como ministro da Segurança Pública

- Justiça nega pedido para afastar Segóvia do comando da Polícia Federal

- Observatório Jurídico da OAB vai pedir explicações a interventor sobre fichamento de moradores do RJ

Ouça no player abaixo:

Criado em 27/02/2018 - 11:20

Mais do programa