Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PGR anula acordo de delação premiada de executivos da J&F

A delação foi suspensa porque Wesley Batista, sócio-proprietário do grupo e Francisco de Assis e Silva, executivo da companhia, teriam omitido fatos criminosos

Repórter Nacional

No AR em 27/02/2018 - 11:40

A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, enviou ao Supremo Tribunal Federal, nesta segunda-feira (26), a decisão que anula o acordo de delação premiada de Wesley Batista, sócio-proprietário do grupo J&F e de Francisco de Assis e Silva, executivo da companhia.

A delação foi suspensa porque, segundo a PGR, ambos descumpriram os termos da colaboração, porque teriam omitido fatos criminosos. Segundo a procuradoria, Wesley e Francisco sabiam das informações e deixaram de contá-las de forma intencional.

A Procuradora considerou que Wesley Batista teria praticado crimes quando já estava na condição de delator. No documento de rescisão, a Procuradora Raquel Dodge cita que ambos infringiram duas cláusulas do acordo de delação. Os dois deixaram de falar, por exemplo, sobre a prestação de serviços ilícita, ao grupo J&F, por Marcelo Miller, procurador na época. Para Dodge, a omissão é caracterizada como corrupção ativa.

Marcelo Miller é considerado peça importante na condução dos acordos de colaboração premiada e atuou como procurador da República. Enquanto estava no cargo, prestava assessoria ao grupo empresarial dos Batista e isso foi descoberto depois que o celular de Wesley foi apreendido. Foi constatado que Wesley, Francisco e Miller participavam de um mesmo grupo de conversas instantâneas.

Outro ponto que levou à anulação, é que Wesley teria cometido crimes mesmo depois de assinar o acordo. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal em São Paulo por uso indevido de informações privilegiadas e de manipulação do mercado. A J&F informou que as defesas dos citados não vão se manifestar.

Confira também nesta edição:

- Raul Jungmann tome posse hoje como ministro da Segurança Pública

- Justiça nega pedido para afastar Segóvia do comando da Polícia Federal

 - Observatório Jurídico da OAB vai pedir explicações a interventor sobre fichamento de moradores do RJ

Ouça o Repórter Nacional:

Criado em 27/02/2018 - 11:47

Mais do programa