Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MPRR monitora manifestações de ódio contra venezuelanos

O órgão alerta que os autores podem ser denunciados por crime de discriminação e preconceito racial

Repórter Nacional

No AR em 23/03/2018 - 11:45

Os promotores estão preocupados com as manifestações públicas e nas redes sociais contra os imigrantes do país vizinho, que passa por uma crise política e econômica.

Na última segunda-feira (19), no município de Mucajaí, brasileiros atearam fogo nos pertences de imigrantes venezuelanos que estavam dentro de um abrigo.

O Ministério Público também identificou pessoas incitando a população ou encaminhando mensagens contra os venezuelanos, nas redes sociais e aplicativos.

O grupo instituído pela Procuradoria-Geral de Justiça para monitorar a questão migratória no Estado destaca que “a mesma Constituição Federal que preconiza o direito à livre manifestação de pensamento a todos, prevê igualmente, como crime imprescritível e inafiançável, o racismo.

A legislação brasileira estabelece como crime a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Os promotores ainda alertam que é crime o envio de mensagens que espalhem o ódio e induzam outras pessoas à prática de racismo contra os venezuelanos. E que até o compartilhamento de mensagens recebidas de cunho racista, é crime.

Ouça também no Repórter Nacional:

- Supremo decide que Lula não pode ser preso até julgamento de habeas corpus

- Reforma ministerial deve ser anunciada no início de abril

- EUA excluem o Brasil da sobretaxa de aço e alumínio

- STF proíbe doação não identificada para campanhas eleitorais

 

Criado em 23/03/2018 - 11:51

Mais do programa