Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

OMS lança campanha contra a tuberculose

O objetivo é mobilizar governos, comunidades e sociedade civil para por fim à doença até 2030

Repórter Nacional

No AR em 25/03/2018 - 09:22

No Dia Mundial contra a Tuberculose, comemorado neste sábado (24), a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a campanha “líderes para um mundo livre de tuberculose”. O objetivo é mobilizar desde governos até comunidades e sociedade civil, para por fim a doença, até 2030.

No Brasil, a cada ano, são notificados carca de 70 mil novos casos e ocorrem 4 mil mortes em decorrência da tuberculose. 

O principal sintoma da doença é a tosse na forma seca ou com secreção. Por isso, é recomendado que a pessoa com tosse, por três semanas ou mais, procure imediatamente uma unidade de saúde.

A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG, que é oferecida pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.

A boa noticia é que a tuberculose tem cura. O tratamento dura no mínimo seis meses, é de graça, e disponibilizado pelo SUS.

De acordo com a OMS foram registradas 23 mil mortes por tuberculose na região das Américas. Outro dado que chama atenção é que cerca de 50 mil pessoas a cada ano não são diagnosticadas e, portanto, deixam de receber tratamento, podendo contagiar outras pessoas.

As populações em maior risco de contrair a doença nas Américas são pessoas com HIV, em situação de rua, em privação de liberdade e habitantes de bairros em cidades com baixa renda.


 

Criado em 25/03/2018 - 09:26

Mais do programa