Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cerca de dois mil manifestantes acompanharam votação do HC de Lula na Esplanada

Representantes de movimentos sociais e organizações estavam divididos em dois grupos, em quantidade equivalente

Repórter Nacional

No AR em 05/04/2018 - 10:38

Quase duas mil pessoas estiveram na Esplanada dos Ministérios nessa quarta-feira (4), segundo números da Polícia Militar. Representantes de movimentos sociais e organizações estavam divididos em dois grupos, em quantidade equivalente: a favor e contrários ao habeas corpus do ex-presidente Lula, que estava sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal desde o início da tarde.

Em frente ao Palácio da Justiça, o movimento Lula Livre defendeu o habeas corpus ao ex-presidente. O argumento é de que a prisão de Lula ameaça conquistas trabalhistas e a esquerda brasileira.

No outro lado da Esplanada, próximos ao Itamaraty, dois grupos protestavam contra a concessão de habeas corpus ao ex-presidente. O Movimento Rua Brasil, que pedia ao STF a negativa de habeas corpus a Lula, e sua prisão imediata depois disso.

Outro grupo, dos ruralistas, juntou-se ao Rua Brasil, mas seus integrantes vieram a Brasília por outro motivo: protestar contra a reedição do Funrural, imposto que estava extinto desde 2010 e foi revalidado neste ano pelo próprio STF.

Apesar de sustentar opiniões diferentes em relação ao ex-presidente Lula, prós e contras se uniram nas críticas ao STF, concordando que a morosidade no julgamento do habeas corpus transmite insegurança jurídica ao país.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quinta-feira (5):


 

Confira também nesta edição:

- Lula acompanhou o julgamento do habeas corpus no sindicato dos metalúrgicos

- Estudo mostra condições de UTIs neonatais no SUS

- Pará cobra indenização milionária da Hydro Alunorte

Criado em 05/04/2018 - 10:44

Mais do programa