Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câmara deve instalar hoje Comissão que vai discutir o foro privilegiado

A instalação do colegiado ocorre após decisão do Supremo Tribunal Federal de encaminhar para a justiça comum processos de parlamentares relativos a crimes cometidos fora do mandato

Repórter Nacional

No AR em 09/05/2018 - 07:00

A Comissão Especial para discutir a chamada PEC do fim do foro, que restringe o foro privilegiado, será instalada hoje na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, Rodrigo Maia, determinou a instalação do colegiado depois de decisão do Supremo Tribunal Federal, na semana passada, de encaminhar para a justiça comum processos de parlamentares relativos a crimes cometidos fora do mandato.

A PEC já foi aprovada pelos senadores e estava parada na Câmara desde novembro do ano passado, aguardando a instalação da comissão, que será formada por 35 integrantes. Os partidos ainda fazem as últimas indicações.

E um detalhe: a PEC do fim do foro é mais ampla, não abrange só parlamentares, mas também ministros, governadores, prefeitos, desembargadores, comandantes das Forças Armadas, juízes e membros do Ministério Público, entre outras autoridades. Ou seja, se for aprovada, essa PEC vai manter a prerrogativa de foro apenas para os presidentes dos três poderes: presidente da República, vice, do Judiciário, da Câmara e do Senado.

Ouça também no Repórter Nacional:

- Termina hoje o prazo para regularizar o título eleitoral

- Ministro Alexandre de Moraes entrega ao Congresso propostas para combater crime organziado e tráfico

- Geddel, irmão e mãe viram réus no caso dos R$ 51 milhões

 

Criado em 09/05/2018 - 11:34

Mais do programa