Neste sábado (12), postos de saúde em todo o país vão realizar o Dia D de mobilização contra a gripe. Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, mulheres que deram a luz a menos de um mês e meio, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Quem tem doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também deve se imunizar. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do SUS - Sistema Único de Saúde - devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.
A imunização começou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho. Em Manaus, no Amzonas, a vacinação começa neste sábado, dia D em todo o país.
A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar, ao todo, 54 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. De acordo com dados do Ministério, os estados que mais vacinaram até o momento foram Goiás, com cerca de 80% do público-alvo imunizado, seguido do Rio Grande do Sul, Paraná e Ceará.
Durante a campanha, serão distribuídas cerca de 60 milhões de doses que protegem contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2.
Ouça também no Repórter Nacional:
- PF desarticula quadrilha de roubo de carga no município do Rio e Baixada Fluminense
- Reconstituição dos assassinatos de Marielle e Anderson dura cinco horas
- Reforma Trabalhista completa seis meses com queda de ações na justiça do Trabalho
- Operação Panatenaico mira corrupção em obras públicas no DF
- Conheça os projetos que ensinam crianças e adolescentes sobre a luta negra pela liberdade