Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TSE decide hoje se réus em ação penal podem ser candidatos à Presidência

Ao menos dois pré-candidatos estão na condição de réus: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado Jair Bolsonaro

Repórter Nacional

No AR em 29/05/2018 - 15:51

O Tribunal Superior Eleitoral deve decidir hoje se um cidadão que se tornou réu em ação penal pode ser candidato à Presidência da República.

Ao menos dois pré-candidatos à Presidência estão na condição de réus: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que responde a seis ações penais na primeira instância da Justiça Federal, e o deputado Jair Bolsonaro (PSL - RJ), que é alvo de duas ações penais no Supremo Tribunal Federal.

A consulta foi feita pelo deputado Marcos Rogério (DEM - RO), que se baseou no que diz o Artigo 86 da Constituição, segundo o qual o presidente ficará suspenso de suas funções, “nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal”.

O deputado também mencionou julgamento do STF no qual ficou decidido pelo Plenário, em fevereiro de 2017, que réus na linha sucessória da presidência da República estão impedidos de substituir o presidente.

Para a área técnica do TSE, responder as indagações do parlamentar estaria, ainda, além das competências da justiça eleitoral, pois as perguntas se referem a questões posteriores à diplomação do candidato vencedor no cargo.

Ouça também no Repórter Nacional:
- Michel Temer defende o diálogo para colocar fim à crise
- Governo quer diminuir isenções fiscais para compensar redução dos tributos sobre o diesel

 

Criado em 29/05/2018 - 15:56

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa