A Corregedoria da Câmara dos Deputados confirmou que a cassação do deputado afastado Paulo Maluf, do PP, será analisada no dia 7 de agosto, em uma reunião da Mesa Diretora da casa. Maluf teve a prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal em dezembro do ano passado, depois de ter confirmada a condenação por lavagem de dinheiro quando era prefeito de São Paulo, nos anos 90. O processo durou cerca de dez anos. Atualmente, Paulo Maluf cumpre pena de sete anos em prisão domiciliar.
Ao decretar a execução da pena do ex-prefeito de São Paulo, o STF também decidiu que a mesa diretora da Câmara deveria determinar a cassação do mandato de Paulo Maluf. No entanto, na época, o presidente Rodrigo Maia afirmou ter dúvidas se esta decisão deveria ser tomada pelo STF ou por meio de votação no plenário da Câmara.
Em fevereiro, Maia determinou o afastamento de Maluf. Desde então, a Corregedoria da Câmara prepara um relatório sobre o caso. Este documento, de acordo com Evandro Gussi, do PV, que é o corregedor, foi finalizado e encaminhado para a presidência. Por isso, Maia marcou a reunião para decidir sobre a cassação de Maluf. A Câmara dos Deputados retorna do recesso parlamentar no dia primeiro de agosto.
Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quarta-feira (18) na íntegra:
Confira outros destaques:
- Tribunal cassa liminar que suspendia leilão de distribuidoras da Eletrobras
- Hoje faz 100 anos que Nelson Mandela nasceu
- Países de língua portuguesa poderão transmitir conteúdo audiovisual da EBC