Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Regras do frete mínimo já estão valendo

Falta apenas definir os valores que irão orientar a cobrança do frete mínimo defendido pelos caminhoneiros

Repórter Nacional

No AR em 10/08/2018 - 09:35

A responsabilidade pela implantação desta política será da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que vai publicar no início de cada semestre os pisos e a planilha com o valor do frete mínimo de cargas. Os valores serão válidos para o semestre em que a norma for editada.

Para estabelecer o frete mínimo, a ANTT vai levar em conta o quilômetro rodado na realização de fretes por eixo carregado e considerar as distâncias e as especificidades das cargas, ou seja, se é líquida ou seca, se precisa de refrigeração,se necessita de acondicionamento específico e ainda se é perigosa.

A norma estabelece também que os pisos mínimos de frete deverão refletir os custos operacionais totais do transporte, com priorização dos custos referentes ao óleo diesel e aos pedágios. O processo de fixação dos pisos mínimos deverá ser técnico, ter ampla publicidade e contar com a participação dos representantes dos embarcadores, dos contratantes dos fretes, das cooperativas de transporte de cargas, dos sindicatos de empresas de transporte e de transportadores autônomos de cargas.

Os caminhoneiros e transportadores não poderão celebrar acordos entre si para estabelecer fretes com valores inferiores aos pisos mínimos estabelecidos pela ANTT. Sempre que houver oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional superior a 10% em relação ao preço considerado na planilha de cálculos, para mais ou para menos, a Agência poderá publicar nova norma com pisos mínimos.

A tabela de frete mínimo era uma das reivindicações feitas pelos caminhoneiros durante a greve deflagrada em maio. Por meio de nota, a ANTT informou que finalizou, na última sexta-feira (02), uma audiência pública para obter sugestões dos setores interessados no assunto. O prazo estimado para conslusão dos procedimentos é de, no mínimo, noventa dias.

Ouça no Repórter Nacional:

- Reajuste do salário dos ministros do Supremo vai custar mais de 240 milhões de reais ao orçamento da União;

- Violência bate novo recorde no Brasil. Números de homicídios e estupros cresceram em 2017;

- Brasil antecipa cumprimento de meta de redução de carbono.

 

Ouça a íntegra no player abaixo:

 

Criado em 10/08/2018 - 09:41

Mais do programa