Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Eleições 2018: Começam ações do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional

Operação Eleições 2018 faz parte do Sistema Único de Segurança Pública que envolve as forças policiais e de segurança dos estados, além da Polícia Federal, Forças Armadas, Agência Brasileira de Inteligência e o Tribunal Superior Eleitoral

Repórter Nacional

No AR em 05/10/2018 - 07:00

O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) começou as ações para as eleições deste ano. O espaço vai ficar em constante funcionamento, 24 horas por dia, até a segunda-feira (8).

Localizado na sede da polícia rodoviária federal em Brasília, o CICCN vai ser o espaço onde serão concentrados e integrados os trabalhos de 280 mil profissionais dos 26 estados e do Distrito Federal. O foco da operação é o policiamento ostensivo e de trânsito, como forma de garantir a segurança das eleições e combater crimes eleitorais. Entre as ações das forças policiais estão a distribuição e guarda das urnas eletrônicas, o recolhimento, a contagem e a divulgação dos resultados da votação. Presente na abertura dos trabalhos, o Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, garantiu que as forças policiais estarão atentas, mas pede à população que mantenha a tranquilidade nas eleições de domingo.

Em relação à criação e ao compartilhamento de notícias falsas, as chamadas fake news, Jungmann disse que é preciso uma de lei que tipifique como crime, mas até lá, a pessoa ofendida deve acionar a justiça.

A Operação Eleições 2018 faz parte do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). A integração envolve as forças policiais e de segurança dos estados, além da Polícia Federal, Forças Armadas, Agência Brasileira de Inteligência e o Tribunal Superior Eleitoral.

A Operação Eleições que começou nesta quinta-feira (04) também vai ocorrer durante o segundo turno, entre 22 e 29 de outubro.

O CICCN vai permanecer em integração com o Centro de Comando e Controle Eleições 2018, da Polícia Federal, ativado na última segunda-feira (1), também em Brasília. No local, serão concentradas as investigações de crimes de nível federal, durante as eleições.

Outros destaques no Repórter Nacional:

-  Presidente Michel Temer critica propostas que defendem elaboração de nova Carta Magna

-  Governo vai ouvir futuro presidente antes de retomar discussão sobre a Reforma da Previdência

-  Polícia Federal impede plano de resgate de traficante no Paraguai

 

Criado em 05/10/2018 - 10:07

Mais do programa