Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Começam hoje as inscrições para substituição dos cubanos no Mais Médicos

Médicos de Cuba deixarão o País até o dia 12 de dezembro

Repórter Nacional

No AR em 21/11/2018 - 09:47

O edital para substituir os médicos cubanos do Programa Mais Médicos foi publicado no Diário Oficial da União de terça-feira (20). As inscrições começam a partir desta quarta-feira e vão até o dia 25 de novembro.

São mais de 8.300 vagas, em mais de 2.800 municípios brasileiros, além dos 34 Distritos Indígenas. No edital, as cidades são divididas pelo grau de população vulnerável, como porcentagem de pessoas vivendo na extrema pobreza.

No momento da inscrição, o médico escolhe, entre os locais disponíveis, onde quer trabalhar. As vagas selecionadas, deixam de aparecer no sistema e só reaparecem se o médico não comparecer ao município escolhido até o dia 7 de dezembro. Atualmente, os cubanos atuam em locais onde não houve interesse de médicos brasileiros em editais anteriores do Mais Médicos. O valor da bolsa do programa é de R$ 11.865 por mês.

O acordo firmado entre Brasil, Cuba e a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) definiu que os profissionais cubanos deixarão o país gradualmente até o dia 12 de dezembro. O governo cubano decidiu sair do programa depois de declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro, que pretendia mudar as regras do acordo.

A Confederação Nacional dos Municípios estima que 28 milhões de pessoas serão afetadas. Para repor as vagas, o Ministério da Saúde preparou dois editais. O primeiro edital é exclusivo para médicos formados no Brasil ou que passaram pelo teste de validação de diplomas estrangeiros, o Revalida.

O segundo edital será lançado em 27 de novembro para os médicos sem o Revalida, mas que terão que fazer o teste para assumir a vaga no Mais Médicos. Este edital ficará aberto até que as demandas por médicos sejam atendidas.

 

Ouça o Repórter Nacional desta quarta-feira (21):

- Governadores do Nordeste fecham agenda única para levar a Jair Bolsonaro;

- Projeto que flexibiliza Lei da Ficha Limpa é arquivado no Senado;

- Deve ser concluído Hoje o projeto que sobe multa para quem desiste de imóvel na planta.

 

 

Criado em 21/11/2018 - 09:58

Mais do programa