Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fake News foi tema da redação do ENEM

Exame Nacional do Ensino Médio também foi algo de notícias falsas, com a divulgação de boato sobre o cancelamento do certame para confundir os candidatos nesse domingo

Repórter Nacional

No AR em 05/11/2018 - 08:42

O tema da redação foi manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet, em referência ao uso das fake news. O ministro da Educação, Rosieli Soares, detalhou.

"O tema é extremamente atual e relevante para os estudantes que estão informados sobre a discussão dos "fake news", sobre a discussão do papel da internet na informação, é muito importante este debate", explicou Rosieli.


Aliás, o próprio Enem foi alvo de uma fakenews. Uma publicação falsa circulou nas redes sobre o cancelamento das provas. Assunto que será investigado. Segundo o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, quem espalhou a mentira será descoberto.

"Não cometam irresponsabilidade em rede social porque se cometer e isto for um crime não tenha dúvida de que nós vamos achar quem cometeu isto. E aquele ou aquela que se sinta atingido faça sua solicitação à justiça ou à polícia e aí as providências serão tomadas",  esclareceu Raul Jungmann.

 

E até fora dos locais de aplicação da prova, houve mentiras. Em Brasília, um jovem fingiu ser um dos participantes que não conseguiram entrar. Tudo para chamar a atenção da imprensa, postar o vídeo no youtube e ganhar curtidas. Para os jornalistas, ele disse que tinha terminado o namoro para estudar para o ENEM e ter perdido o horário depois de parar para comer.

"Eu passei ali pra comer um cachorro quente e acabou que passou da hora. Eu não sei se a culpa foi minha ou se foi do cara que enrolou um pouquinho lá porque eu acho que um cachorro quente não demora tanto", disse o jovem.


As provas deste primeiro dia de aplicação do Enem foram de ciências humanas, linguagens e redação. No próximo domingo, serão de ciência da natureza e matemática.

 

Ouça no Repórter Nacional:

-  Primeira prova do Enem deste ano tem o menor índice de desistência desde 2009;

-  Onyx Lorenzoni é nomeado ministro Extraordinário e vai coordenar a transição;

-  No Rio, Presidente eleito Jair Bolsonaro participa de culto e diz que vai governar para todos os brasileiros;  

- Julgamento de El Chapo, ex-chefe do maior cartel drogas do mundo, começa hoje em Nova Iorque.

Criado em 05/11/2018 - 09:16

Mais do programa