Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Justiça determina novo julgamento para mandante da chacina de Unaí

Crime ocorreu em 2004, quando três auditores-fiscais do trabalho foram executados a tiros durante uma fiscalização de rotina na cidade de Unaí-MG

Repórter Nacional

No AR em 20/11/2018 - 09:24

A 4ªTurma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília, decidiu nessa segunda-feira refazer o julgamento que levou à condenação de Antério Mânica, apontado como um dos mandantes da chacina de Unaí. O colegiado também reduziu as penas de outros condenados.

O crime ocorreu no dia 28 de janeiro de 2004, quando três auditores-fiscais do trabalho - Erastótenes Gonçalves, João Batista Lage e Nelson José da Silva -, e o motorista Ailton Oliveira foram executados a tiros durante uma fiscalização de rotina na cidade de Unaí, em Minas Gerais.

Antério e o irmão dele, Norberto Mânica, foram condenados a 100 anos de prisão, por serem os mandantes do quádruplo homicídio. Por 2 votos a 1, a turma avaliou que algumas testemunhas caíram em contradição e determinou que o julgamento de Antério fosse refeito. O advogado Marcelo Leonardo comemorou a decisão.

Foram três votos a dois. O relator e presidente do colegiado, Cândido Ribeiro, foi o único favorável a confirmar a condenação; os desembargadores Néviton Guedes e Olindo Menezes aceitaram o pedido da defesa.

Apesar de estarem em liberdade, Antério e Norberto Mânica foram condenados na primeira instância em 2015. Para o Ministério Público Federal, os dois foram os mandantes da chacina, em retaliação à ação dos fiscais que reprimiam a exploração do trabalho semelhante à escravidão. Ainda de acordo com a acusação, os homicídios foram triplamente qualificado: por motivo torpe, impossibilidade de defesa das vítimas e pagamento de recompensa pelas mortes.

Antério e Norberto Mânica são fazendeiros influentes na região de Unaí. Norberto é conhecido como o “Rei do Feijão”. E Antério foi eleito prefeito da cidade no mesmo ano da chacina.

Cláudio Calazans foi o delegado do trabalho responsável pela equipe que se tornou vítima da chacina. E protestou.

Ao contrário dos irmãos Mânica, os outros cinco condenados cumprem pena na prisão. São os empresários Hugo Pimenta, condenado a 47 anos; José Alberto de Castro, 96 anos de prisão; Erinaldo Silva, condenado a 76 anos; e Rogério Rios, condenado a 94. E o motorista Willian Miranda, condenado a 56 anos de prisão, acusado de acompanhar os criminosos.

O advogado Marcelo Leonardo avaliou que a decisão dessa segunda-feira não significa impunidade.

O novo julgamento de Antério Mânica será na Justiça Federal em Belo Horizonte e ainda não tem data para ocorrer.

Após decidir refazer o julgamento de Antério Mânica, a 4ªTurma do TRF1 julgou recursos de outros réus, inclusive Norberto Mânica. A defesa de Norberto confirmou que, quase 15 anos após o crime, ele confessou a culpa. Os desembargadores afirmaram que isso não mudaria o julgamento, porque já havia provas suficientes para considerá-lo o mandante da chacina de Unaí. Mas, por maioria, reduziram as penas de Norberto e outros condenados em um terço, por considerar que não cabiam as condenações por crime continuado.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta terça-feira (20):

 

 

Outros destaques desta edição:

- Saiu novo edital para o Programa Mais Médicos

- Economista Roberto Castelo Branco vai ser o presidente da Petrobras no governo Bolsonaro.  E presidente eleito admite que parte da estatal pode ser privatizada

- Candidato à presidência Fernando Haddad vira réu por corrupção

Criado em 20/11/2018 - 09:39

Mais do programa