Segundo o futuro Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a agenda de Jair Bolsonaro vai ser colocada em prática, já no 1º dia de gestão do presidente eleito.
A agenda divulgada também prevê encontros até o dia 25 de junho. Toda terça-feira, por exemplo, já tem encontro marcado entre os membros do conselho de governo. E a primeira reunião está prevista para 8 de janeiro.
Na reunião ministerial desta quinta-feira (27), todos os 22 futuros ministros apresentaram, pelo menos, duas propostas consideradas primordiais para cada pasta. Onyx ressaltou que, ao todo, foram mais de 50 medidas.
O futuro ministro ainda disse que a equipe vai, de imediato, promover revogação de medidas burocráticas.
Onyx Lorenzoni afirmou, também, que o futuro governo pretende enxugar custos, para garantir investimento. Ele citou que serão reduzidas as atividades-meio da estrutura dos ministérios, para melhorar a qualidade na ponta. Segundo ele, também serão cortados cargos de comissão, como forma de evitar déficit nas contas públicas em 2019.
O futuro ministro garantiu que vai abrir mão, já em primeiro de janeiro, do cartão corporativo, um auxílio que todos os ministros recebem para custos de trabalho, e que a ideia é influenciar outros colegas a fazerem o mesmo.
Ele disse, também, que vai acabar, como escolha pessoal, com o uso recorrente de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para deslocamentos. Segundo ele, as aeronaves devem ser usadas apenas em ocasiões específicas e, no dia a dia, que sejam utilizados aviões comuns.
Ouça o Repórter Nacional (7h30) de sexta-feira (28):
Outros destaques desta edição:
- Deve sair hoje decreto do presidente Michel Temer sobre indulto natalino
- Termina nesta sexta prazo para sacar abono do PIS/PASEP
- Enzo Gabriel e Maria Eduarda foram os nomes mais registrados no Brasil em 2018