O Ministério da Segurança Pública ficará com cerca de 9,4% da arrecadação bruta das loterias existentes.
De acordo com o ministro Raul Jungmann, a expectativa é que com essa nova lei, em 2019 seja arrecadado R$ 2 bilhões para investir na área de segurança.
O ministro da Segurança Pública, Raul Junggman, afirmou ainda que, até 2021, o valor pode chegar a R$ 4,5 bilhões reais.
O recurso será utilizado para a compra de equipamentos, como cercas eletrônicas, e de tecnologia, para a aquisição de itens de monitoramento como tornozeleiras, drones e armas.
No discurso durante a cerimônia, bastante emocionado, o ministro fez um balanço de sua atuação à frente da pasta e afirmou que tem a intenção de se afastar da vida pública.
Já o presidente Michel Temer, em seu discurso, brincou com a declaração de Jungmann e disse que logo ele deve ser convidado a ocupar algum cargo no novo governo.
Ele também reafirmou que está fazendo uma transição civilizada e cordial e que entrega um país melhor do que encontrou.
A Medida Provisória 846, que destinou recursos das loterias para segurança, foi aprovada pela Câmara e pelo Senado em novembro, seguindo para sanção presidencial.
Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quinta-feira (13):
Outros destaques desta edição:
- Presidente eleito Jair Bolsonaro usa redes sociais para criticar excesso de multas ambientais
- Morre mais uma vítima do ataque na Catedral Metropolitana de Campinas
- Governadores querem mais dinheiro para segurança e modernização dos presídios nos estados
- Ministério Público de Goiás pede prisão preventiva do médium João de Deus