O presidente Jair Bolsonaro embarca no próxima semana para uma visita oficial aos Estados Unidos. Entre os temas que devem ser discutidos no encontro entre Bolsonaro e Trump, estão a cooperação na área da defesa, políticas comerciais, combate ao crime transnacional e a crise na Venezuela.
Os Estados Unidos, o Brasil e mais de 50 nações reconheceram Juan Guaidó, autodeclarado presidente da Venezuela, como legítimo. Guaidó é presidente da Assembleia Nacional da Venezuela. O impasse no país vizinho permanece. O presidente Nicolás Maduro segue com apoio de parcela da população, além de países como China, Rússia, Turquia, México e Uruguai.
Nos últimos dias, a Venezuela enfrenta uma série de apagões. Maduro aponta os Estados Unidos como responsáveis pela pane elétrica que atingiu o país. Segundo ele, o objetivo é desestabilizar seu governo por meio de sabotagem cibernética.
Pelo twitter, o secretário de estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou que o apagão na Venezuela não é responsabilidade de outros países e, sim, da incompetência de Nicolás Maduro.
Nesse sábado, ocorreram protestos em Caracas e várias cidades venezuelanas contra e a favor do governo.
Ouça o Repórter Nacional (7h30) desta segunda-feira (11):
Outros destaques desta edição:
- Congresso dá andamento à Reforma da Previdência nesta semana
- Governo Federal institui força-tarefa de defesa da nova previdência social
- Chuva provoca mortes e leva o caos a São Paulo
- China proíbe voo locais com Boening 737 MAX 8 após acidente na Etiópia que matou 157 pessoas