Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na comemoração dos 100 dias, Bolsonaro assina projeto que dá autonomia ao Banco Central 

Foi assinado um pacote de 18 medidas, entre elas a revogação de 250 decretos, o chamado Revogaço

Repórter Nacional

No AR em 12/04/2019 - 07:30

Durante a cerimônia de 100 dias de governo, o presidente Jair Bolsonaro destacou a transparência, a agilidade e a desburocratização do Estado brasileiro.

No evento, o presidente assinou um pacote de 18 medidas, entre elas a revogação de 250 decretos, o chamado Revogaço. Após a cerimônia, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, adiantou, em coletiva de imprensa, que outras duas etapas serão cumpridas, para a revogação de mais de 20 mil medidas.

No pacote de medidas assinadas por Bolsonaro, outro destaque é para o ensino domiciliar, o chamado Homeschooling. Ao contrário do inicialmente previsto, a proposta vai chegar ao Congresso por meio de projeto de lei e não Medida Provisória.

Onyx também detalhou outro projeto de lei assinado por Bolsonaro: o da autonomia do Banco Central. Se aprovado, o comando da entidade passa a ser por mandato, com duração de quatro anos, não coincidente com o mandato do presidente. E com possibilidade de uma recondução. A proposta retira o cargo do presidente do Banco Central do status de ministro.

Um assunto que não ficou de fora da conversa com jornalistas foi a Reforma da Previdência. Ele lembrou que o presidente já se encontrou com 12 partidos para conversar sobre o assunto. Destacou que não existe toma lá dá cá nas negociações da matéria. E usou o futebol para explicar que aposta na aprovação da Reforma.

O governo anunciou, também, o pagamento do 13º terceiro do Programa Bolsa Família, a partir deste ano, em dezembro. A medida não foi assinada, mas o ministro Onyx adiantou que deve ser oficializada a tempo, sem data prevista. Para o pagamento, serão destinados R$ 2,5 bilhões, para mais de 14 milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

No balanço desta quinta-feira (11), o governo avalia que foram cumpridas 35 metas dos cem primeiros dias, incluindo as que estão em andamento. Tudo está detalhado, junto com as medidas anunciadas, no site dos cem dias: brasil.gov.br/100dias, lembrando que o 100 é em número.

 

Ouça o Repórter Nacional (7h30) desta sexta-feira (12):

 

Outros destaques desta edição:

- Governo vai rever monopólio da Petrobras no setor de gás 

- Registro de armas de colecionadores, caçadores e praticantes de tiro terão regras próprias 

- Já está no Congresso proposta que regulamenta ensino domiciliar no país 

- Prédios desabam na zona oeste do Rio e há previsão de mais chuva para hoje na cidade

Criado em 12/04/2019 - 08:58

Mais do programa